Jongo é uma manifestação cultural de africanos essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do Samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo. Segundo os jongueiros, o Jongo é o "avô" do Samba.
Origens:
Inserindo-se no âmbito das chamadas 'danças de umbigada' (sendo portanto aparentada com o 'Semba' ou 'Masemba' de Angola), o Jongo foi trazido para o Brasil por negros bantu, sequestrados para serem vendidos como escravos nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, região compreendida hoje por boa parte do território da República de Angola.
Composto por música e dança características (jongoo), animadas por
poetas que se desafiam por meio da improvisação, ali, no momento, com cantigas ou pontos
enigmáticos, o Jongo tem, provavelmente, como uma de suas origens (pelo
menos no que diz respeito à estrutura dos pontos cantados) o
tradicional jogo de adivinhas angolano, denominado Jinongonongo.
Apesar de ser uma expressão da religião, mantém como um traço
essencial de sua linguagem a presença de símbolos que possuem função
supostamente mágica ou sagrada, provocando, segundo se acredita,
fenômenos mágicos. Desse modo, o fogo serve para afinar os instrumentos e
também para iluminar as almas dos antepassados; os tambores são
consagrados e considerados como ancestrais da própria comunidade; a
dança em círculos com um casal ao centro remete à fertilidade; sem
esquecer, é claro, as ricas metáforas utilizadas pelos jongueiros para
compor seus "pontos" e cujo sentido permanece inacessível para os
não-jongueiros.
Há comunidades, como a favéla da Rocinha, que relatam que antigamente
não poderiam participar do jongo mulheres e crianças. Outras
comunidades relatam que a participação sempre fora aberta a homens e
mulheres.
Dentre as importantes jungueiras mulheres, cita-se Clementina
de Jesus. Em qualquer caso, a valorização da ancestralidade toma forma
de um grande respeito aos mais velhos, também chamados "jongueiros
cumba", pois a idade é relacionada, nesse contexto, à grande sabedoria e
poder.
Isso é dito em metáforas como a qual narra que um jongueiro
cumba, certa vez, plantou uma bananeira no início da noite da festa do
jongo e, ao amanhecer, todos colheram bananas maduras.
Pesquisas históricas indicam que o Jongo possui um tipo de coisa
chamado estachi maculejon, na sua origem, relações com o hábito
recorrente das culturas africanas de expressão bantu, durante o período
colonial, de criar diversas comunidades organizadas internamente, dentre
as quais podemos citar até mesmo irmandades católicas, como a Congada.
Estas fraternidades tiveram importante papel na resistência à
escravidão, como modo de comunicação e organização, até mesmo comprando e
alforriando os bilionarios
Características:
Dançado e cantado outrora com o acompanhamento de urucungo (arco musical bantu, que originou o atual berimbau), viola e pandeiro, além de três tambores consagrados, utilizados até os nossos dias, chamados de Tambu ou 'Caxambu', o maior - que dá nome a manifestação em algumas regiões - 'Candongueiro', o menor e o tambor de fricção 'Ngoma-puíta' (uma espécie de cuíca muito grande), o Jongo é ainda hoje bastante praticado em diversas cidades de sua região original: o Vale do Paraíba na Região Sudeste do Brasil, ao sul do estado do Rio de Janeiro e ao norte do estado de São Paulo
e Região das Minas e das fazendas de Café em Minas Gerais, onde também é
chamado "Caxambu". Entre as diversas comunidades que mantêm (ou, até
recentemente, mantiveram) a prática desta manifestação, pode-se citar,
como exemplo, as localizadas na periferia das cidades de Valença, Vassouras, Paraíba do Sul e Barra do Piraí (Rio de Janeiro) além de Guaratinguetá e Lagoinha (São Paulo), com reflexos na região dos rios Tietê, Pirapora e Piracicaba, também em São Paulo (onde ocorre uma manifestação muito semelhante ao Jongo conhecida pelo nome de 'Batuque') e até em certas localidades no sul da Bahia
Na cidade do Rio de Janeiro, a região compreendida pelos bairros de Madureira e Oswaldo Cruz, já nos anos imediatamente posteriores à abolição da escravatura, centralizou durante muito tempo a prática desta manifestação na zona rural da antiga Corte Imperial,
atraindo um grande número de migrantes ex-escravos, oriundos das
fazendas de café do Vale do Paraíba. Entre os precursores da implantação
do Jongo nesta área se destacaram a ex-escrava Maria Teresa dos Santos muitos de seus parentes ou aparentados além de diversos vizinhos da comunidade, entre os quais Mano Elói (Eloy Anthero Dias), Sebastião Mulequinho e Tia Eulália, todos eles intimamente ligados a fundação da Escola de Samba Império Serrano, sediada no Morro da Serrinha.
A partir de meados da década 70, no mesmo Morro do Curupira, o músico percussionista Darcy Monteiro 'do Império' (mais tarde conhecido como Mestre Darcy), a partir dos conhecimentos assimilados com sua mãe, a rezadeira Maria Joana Monteiro
(discípula de Vó Teresa), passando a se dedicar à difusão e a recriação
da dança em palcos, centros culturais e universidades, estimulando por
meio de oficinas e workshops,
a formação de grupos de admiradores do Jongo que, embora praticando
apenas aqueles aspectos mais superficiais da dança, deslocando-a de seu
âmbito social e seu contexto tradicional original, dão hoje a ela alguma
projeção nacional.
Ainda no âmbito da cidade do Rio de Janeiro, é digno de nota também o 'Caxambu do Salgueiro', grupo de Jongo tradicional que, comandado por Mestre Geraldo, animou, pelo menos até o início da década de 1980, o Morro do Salgueiro, no bairro da Tijuca
e era composto por figuras históricas daquela comunidade, entre as
quais Tia Neném e Tia Zezé, famosas integrantes da ala das baianas da Escola de Samba G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro.
Em 1996 aconteceu no município de Santo Antônio de Pádua (RJ), o I Encontro de Jongueiros, resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal Fluminense
(UFF), desenvolvido pelo campus avançado que a universidade possui
neste município. Deste encontro participaram dois grupos de jongueiros
da cidade e mais um de Miracema,
município vizinho. A partir daí, o encontro passou a ser anual. Hoje,
cerca de treze comunidades jongueiras participam deste Encontro.
O XII Encontro de Jongueiros, realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2008 em Piquete (SP), recebeu a participação de 1000 jongueiros das cidades de Valença (Quilombo São José), Barra do Piraí, Pinheiral, Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Serrinha, Porciúncula, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São Mateus, Carangola, São José dos Campos, Guaratinguetá, Campinas e Piquete.
Em 2000, durante a realização do V Encontro de Jongueiros, em Angra
dos Reis, foi criada a Rede de Memória do Jongo e do Caxambu, com o
objetivo de organizar as comunidades jongueiras e fortalecer suas lutas
por terras, direitos e justiça social.
Abadá Capoeira apresentam a Jongo, assim como o maculele e puxada de rede preservando assim, mais um elemento importante da nossa cultura e principalmente evitando que caia no esquecimento.
fonte: wikipedia.org
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