sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mestrando Pernilongo

MESTRANDO PERNILONGO

Sidney Maurício Tempesta, nasceu em Americana, interior do Estado de São Paulo, no dia 5 de Setembro de 1973. 
Conheceu a capoeira em 1985 numa roda de rua, em Americana. Gostou e começou a treinar com Mestre Carlos, Associação Filhos da Terra. O começo foi difícil, pois a academia era longe de casa e ia treinar a pé ou de bicicleta e nem sempre o seu pai lhe dava o dinheiro da mensalidade, o que o obrigava a fazer alguns trabalhos extra para poder pagar. Capoeira foi amor á primeira vista, e esse amor foi reforçado no final de 1985, quando foi batizado e recebeu a sua primeira graduação.
Em 1988 conheceu o Mestrando Cobra que treinava e morava no Rio de Janeiro com Mestre Camisa. Naquele momento Mestre Carlão não estava mais em Americana e Pernilongo foi para o Rio de Janeiro conhecer o trabalho de Mestre Camisa e identificou-se com a estrutura de treinamento e organização de trabalho da Abadá-Capoeira. Pensou em se mudar para o Rio de Janeiro, mas era muito novo ainda, tinha apenas 16 anos. Continuou os seus treinos e em seguida foi para um encontro em Barretos, onde conheceu o instrutor Yves, que era aluno de Mestre Camisa e morava e ministrava aulas em Campinas. Conversando, ele pediu para vir dar aulas em Americana e também o acompanhou nas viagens ao Rio de Janeiro, quando se integrou mais no trabalho da Abadá-Capoeira. Porém, em 1993 Yves ficou muito doente e foi muito difícil para Pernilongo vê-lo naquela situação, pois Yves era uma capoeirista que gostava muito de treinar e trabalhar. Faleceu no mesmo ano. Pernilongo continuou a viajar para o Rio de Janeiro e também para outros estados, treinando com Mestre Camisa e desenvolvendo o seu trabalho em Americana. Nesta altura Pernilongo já tinha a capoeira como sua profissão. 

Em 1996 recebeu de Mestre Camisa a graduação de Instrutor e já era responsável por vários alunos que ministravam aulas em várias cidades no interior do estado. Realizava também eventos de qualidade que atraiam grandes públicos. Em 1998 realizou a primeira edição dos Jogos Paulistas da Abadá-Capoeira, com a participação de mais de 30 cidades do Estado e com curso do Mestre Camisa. Pernilongo esteve sempre presente nos cursos da Abadá, ministrados pelo Mestre e pelos Mestrandos. Viajou por todo o Brasil e por diversos países, como África do Sul, Coreia, França, Estados Unidos, Alemanha, México, entre outros. No ano de 200 fundou o Centro Cultural Abadá-Capoeira, uma sede própria, especialmente para a prática de Capoeira. Faz ainda um trabalho com a Faculdade de Americana (FAM), de projetos sociais e eventos. 

Formou-se Mestrando da Abadá-Capoeira no ano de 2005! MESTRANDO PEIXE CRÚ Paulo Rogério Yoneyama, o Peixe-Cru, nascido na cidade de São Paulo, em 9 de Janeiro de 1970. Em 1981, enquanto jogava bola perto de sua casa, viu um capoeirista executando alguns movimentos de capoeira, o que despertou sua curiosidade e seu interesse pela atividade. No mesmo ano, contrariando a vontade de sua mãe, começou a treinar na academia do Mestre Meinha, do Grupo Cruzeiro do Sul. Frequentador assíduo da academia, foi batizado logo, após duas semanas de treinos. aproveitando em evento realizado pelo seu Mestre. Pela sua descendência nipónica, seus familiares questionavam sua escolha pela capoeira, em vez de treinar judô, karatê ou outra arte marcial oriental. Mas a beleza da capoeira, o ritmo, a ginga e os movimentos o atraíam de maneira irresistível. Formou-se "Professor-Mirim" em 1985 e em 1987, quando Mestre Meinha fechou a academia, começou com Peixada, seu irmão, a dar aulas de capoeira em locais alugados e na garagem e sala de sua casa, o que foi o começo da sua academia. Durante essas atividades viajava sempre com os seus alunos, indo prestigiar eventos e batizados de outros grupos de capoeira. 1m 1991, durante um evento, teve o seu primeiro contacto com a Abadá-Capoeira, onde conheceu o Cobra e outros integrantes do grupo. A forma de jogar e a técnica da Abadá trouxeram de volta os sentimentos iniciais que fizeram Peixe Cru iniciar na Capoeira e ele quis saber mais sobre esse grupo. No mesmo ano, Mestre Camisa foi ministrar um curso a São Paulo, e incentivado por um amigo, o Caco Véio, juntou as economias e inscreveu-se, com a intenção de conhecer pessoalmente Mestre Camisa. Depois do curso, Mestre Camisa convidou os presentes para conhecer a academia do Rio de Janeiro, e Cobra o convidou para se hospedar em sua casa. Passado algum tempo, Peixe Cru foi para o Rio, onde fez alguns treinos com a Abadá-Capoeira. 


Após esses contactos iniciais, esteve presente num Batizado do Cobra, onde conversou com Mestre Camisa e começou a fazer parte da Abadá-Capoeira. Em 1993 oficializou-se no grupo, num evento que pegou a corda roxa. Coincidentemente, foi no mesmo ano que Cobra se formou Mestrando. Em 1995 fez a sua primeira para o exterior, indo para os Estados Unidos, São Francisco, num evento realizado pela Mestranda Márcia Cigarra. Hoje ele é um profissional, e tem a capoeira como forma de vida, tirando dessa o seu sustento e da sua família. Possui um academia em São Paulo, além de dar aulas em vários locais e desenvolver uma série de trabalhos sociais. Formou-se Mestrando da Abadá-Capoeira em 2005! (informação retirada da Revista Abadá-Capoeira - ano1, nº1 Agosto2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário